Buscapé e bondifaro

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

lomadee

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 25 de março de 2011

PIRANHAS-AL










Distante 290 km de Maceió pelas rodovias AL 225 e 220. Sua população atual é de 35.000 habitantes.
Localizada no alto sertão alagoano, à margem do Rio São Francisco, onde se formou o lago de Xingó, Piranhas tem seu nome ligado, segundo historiadores, a um caboclo que pescou uma piranha na localidade conhecida como Tapera por volta do século XVIII.
Hoje o riacho leva este nome que também nomeia a cidade.
Não existem mais os trilhos, a Maria Fumaça e a embarcação Comendador Leão que navegava pelo Rio São Francisco. Piranhas existe há mais de cem anos e, claro, com esta idade muitas transformações aconteceram. Hoje são apenas lembranças na memória dos mais antigos e das velhas fotografias.
Deve-se conhecer o conjunto arquitetônico da cidade e da antiga estação ferroviária, a cultura local e o "Coito do Corisco", esconderijo em que Lampião reuniu seu bando, quando estava disposto a deixar o cangaço. Acabou caindo numa emboscada em Angicos-SE, levando consigo esse segredo.
Visite o centro de visitantes da Chesf no lago de Xingó.
Com o represamento das águas do rio São Francisco, surgiu o "Cânion do São Francisco". O eco turismo passou a ser um forte potencial da região.
Um pouco dessa história pode ser revivida, no Museu do Sertão, que fica na parte térrea da antiga estação ferroviária, de estilo barroco, a parte superior foi transformada em pousada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário